Muitas empresas já perceberam como é importante a contratação de uma advocacia consultiva na área trabalhista de forma permanente, a fim de orientá-la como melhor proceder no cotidiano com seus empregados e, ainda, evitar os riscos de futuras condenações em reclamações trabalhistas.
Um exemplo é o recente caso julgado pelo TST (Processo: RR-2118465.2018.5.04.0512), em que uma empresa conseguiu afastar a condenação ao pagamento de férias proporcionais de uma empregada demitida por justa causa, devido às suas constantes faltas sem justificativas.
No caso, a empresa, diante das faltas da referida funcionária, tomou o cuidado de documentar a conduta desidiosa da empregada não apenas através do registro de suas faltas, como também com a aplicação de advertências e suspensões.
Assim, concluímos como a correta orientação da empresa neste caso revelou-se fundamental para comprovar a sua tese e afastar a condenação na Justiça.
Portanto, não importa o porte da empresa, a advocacia consultiva faz toda a diferença na melhor condução das questões trabalhistas e para gerenciar os riscos de eventuais processos.
Link da notícia do TST: http://www.tst.jus.br/web/guest/-/demitida-por-faltas-injustificadas-auxiliar-de-limpeza-n%C3%A3o-receber%C3%A1-f%C3%A9rias-proporcionais
Publicado em 03 de agosto de 2020, segunda-feira.